Nossos Tratamentos

A Fisioterapia Bebê oferece tratamentos altamente especializados para as assimetrias de crânio, do torcicolo congênito e do desenvolvimento do bebê.

• Tratamento da plagiocefalia, braquicefalia e escafocefalia (assimetrias cranianas): dependerá da idade do bebê e do grau de achatamento.

• O tratamento das assimetrias (quer sejam plagiocefalias, braquicefalias ou escafocefalias posicionais), inicia com a captura de medidas cranianas. Com essas medidas podemos determinar o grau da assimetria e, de acordo com a idade, serão determinados quais os tratamentos sugeridos por nossa equipe, em acordo com o médico do seu bebê.

• Oferecemos um programa de reposicionamento especializado e individualizado, associado a atividades domiciliares para cada formato. Essa é a primeira medida até o 6º mês de vida com o plano educacional direcionado aos pais.

• Tratamos também com programa fisioterapêutico individualizado para cada tipo de assimetria; para o torcicolo e/ou “preferência" postural do bebê, e ainda quando existe a necessidade de estimular o desenvolvimento do bebezinho.

• Os capacetes serão indicados para os casos moderados à severos e/ou moderados quando não houver resposta satisfatória ao reposicionamento prévio.

Tratamento da plagiocefalia

Dependerá da idade do bebê e do grau de assimetria.

• Para os graus mais leves, tratamos com um programa de reposicionamento individualizado, com a fisioterapia (geralmente realizada uma vez por semana com nossos profissionais), com a touca TORTLE, e com as atividades domiciliares para corrigir a postura do bebê;

• Oferecemos fisioterapia especializada, principalmente quando o torcicolo e/ou a “preferência postural” estiverem presentes;

• Oferecemos técnicas de desenvolvimento motor, pois a associação do torcicolo com atrasos de desenvolvimento já é descrita na literatura;

• Os capacetes, que ficam reservados para os casos severos e/ou moderados quando resistentes ao tratamento conservador.

Tratamento da braquicefalia

Dependerá da idade do bebê e do grau de achatamento.

Existem diferentes maneiras de corrigir a braquicefalia.

Estas variam de:
• Um programa especializado e individualizado de fisioterapia precoce, com fortalecimento da musculatura de pescoço e ganho de mobilidade que pode ser associado à um programa também individualizado de reposicionamento, em que instruímos aos pais como ajudar na correção com exercícios e estratégias domiciliares.

• Os capacetes, que ficam reservados para os casos severos e/ou moderados quando resistentes ao tratamento conservador.

Tratamento da escafocefalia

Dependerá da idade do bebê e do grau de assimetria.

• A prevenção para a escafocefalia pode começar dentro da unidade de terapia intensiva. Muitos bebês que permanecem nessas unidades acabam desenvolvendo esse tipo de assimetria, pois os equipamentos utilizados por elas muitas vezes acabam exigindo uma postura específica.

• A Fisioterapia Bebê pode acompanhar essas crianças na própria UTI, desenvolvendo um programa especializado, contribuindo assim para “frear” a assimetria apresentada, através de estratégias personalizadas - muitas vezes associando a ação com o uso da touca MIDLINER, que mantém o posicionamento desejado.

Quando escolher o tratamento correto para cada assimetria

Já existem diversos estudos que analisam o direcionamento adequado do tratamento de uma deformidade craniana. O problema é que por diversos fatores (vida agitada, outros filhos, resistência da criança) muitos pais, mesmo recebendo a orientação de reposicionamento, não sabem exatamente como o realizar, ou até mesmo não conseguem identificar precisamente o que impossibilita o reposicionamento idealmente adequado.

A Fisioterapia Bebê pode orientar cada família sobre como e quando o reposicionamento pode ser realizado de forma eficiente. Algumas vezes pequenas atitudes podem ser um fator de extrema importância.

A Fisioterapia Bebê desenvolve, além de um programa de reposicionamento, um plano de tratamento personalizado para o bebê que tem a “preferência” e/ou assimetria.

O tratamento da assimetria começa com um programa de reposicionamento adequado e fisioterapia.

Após a realização das sessões, os bebês são reavaliados com tiradas de medidas para determinarmos a continuidade do tratamento até que os alinhamentos sejam atingidos

Modalidades

• Presencial (na clínica): fisioterapia realizada pela equipe que trabalha exclusivamente em nosso espaço. Realizamos a fisioterapia motora com técnicas manuais para os casos de torcicolos, atrasos de desenvolvimento, e na fase de reposicionamento.
Especialmente os ajustes das órteses precisam ser realizados na própria clínica, para que possamos utilizar das ferramentas apropriadas para tal, e realizarmos os escaneamentos dos bebês como forma de medir a evolução de cada caso.

• Domiciliar: oferecemos também essa opção para as famílias que optam por serem atendidas em sua própria casa, em especial para a intervenção precoce e, também, o trabalho fisioterapêutico.

• Teleatendimento: após uma autorização do Conselho Regional de Fisioterapia no ano de 2020, os teleatendimentos foram incluídos em nosso rol de atendimentos. O uso de escalas clínicas (escala Argenta) possibilitou que nossos profissionais, com seu olhar especializado, atendessem pacientes de regiões afastadas da clínica, por todo o Brasil e até em outros países.

Marque sua avaliação!
Venha buscar a orientação que pode fazer a diferença!